Aprovação do PMLLLB

No dia 18 de novembro tivemos uma importante vitória na Câmara Municipal com a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei nº 4.439 instituindo o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Nova Iguaçu.
Entre o início do debate e a votação de ontem, com a presença de 24 dos 29 vereadores, se passaram quase 4 anos de debates, reuniões, idas e vindas, mobilização e desmobilização, 3 Paradas do Livro, 1 Seminário, 1 Audiência Pública e 2 Conferências. Desde o início, o polo Baixada Literária assumiu a liderança dessa luta e dentro do Grupo de Trabalho Iguaçulendo, formado por representantes da sociedade civil, do executivo e do legislativo, construímos juntos o Plano, aprovado em Conferência Municipal  e entregue à Prefeitura em dezembro de 2013. Somente agora, foi finalmente votado pelo legislativo.
O projeto de lei relaciona os objetivos do PMLLLB, como a descentralização das ações de promoção da leitura, a formação de leitores, implantação de novas bibliotecas, a formação de mediadores de leitura, o incentivo à produção literária local, dentre outros. E enumerada as metas de curto, médio e longo prazos previstas no Plano, como a criação de um calendário permanente de eventos literários, lançamento de editais, apoio à publicação de autores, criação do setorial do PMLLLB no Conselho de Cultura, instituição de um Sistema Municipal de Bibliotecas, dentre outras. A dotação orçamentária para execução do Plano, prevista no projeto aprovado, é de 2% dos orçamentos da Secretaria de Cultura e da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu.

A aprovação do PMLLLB de Nova Iguaçu é uma vitória da perseverança e da luta dos setores da sociedade organizados em torno da causa do livro e da leitura

A aprovação do PMLLLB de Nova Iguaçu é uma vitória da perseverança e da luta dos setores da sociedade organizados em torno da causa do livro e da leitura que enfrentaram o desafio de articular com o poder público a construção de um mecanismo legal de garantia do direito à leitura na Baixada Fluminense. Mas ela não termina com sua aprovação. Agora, é preciso nos mantermos unidos para acompanhar e controlar sua execução no Setorial do Livro e Leitura, previsto para funcionar no Conselho de Cultura do município. Será mais um desafio que vamos levar à frente junto com todos os que colaboraram para que Nova Iguaçu se destacasse como a primeira cidade do Estado do Rio de Janeiro a ter seu PMLLLB.

COMPARTILHAR

SOBRE

A Baixada Literária é uma Rede de Leitura que surgiu de uma necessidade da comunidade em desenvolver hábitos de leitura e melhorar a qualidade da leitura e escrita na população dos bairros periféricos do Município de Nova Iguaçu.
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.