Universidade recebe bibliotecas para fortalecer PMLLLB

Rede Baixada Literária

A mobilização que culminou com a aprovação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) em Nova Iguaçu começa a dar frutos. Numa iniciativa pioneira, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) garantiu reserva de vagas para mediadores de leitura das bibliotecas comunitárias no curso de extensão “Leitura e Livros: a formação de leitores em espaços plurais”, que está sendo ministrado no campus de Nova Iguaçu. As vagas especialmente reservadas às bibliotecas comunitárias são parte do compromisso da instituição com a implantação do PMLLLB de Nova Iguaçu, contribuindo para a capacitação de quem trabalha diariamente com a formação de leitores na cidade. Com vagas muito disputadas pelos alunos da própria Universidade, dificilmente teríamos oportunidade de oferecer a nossa equipe formação nesse tipo de curso.

A Rural esteve representada no grupo de trabalho (GT Iguaçulendo) formado pelo poder público e sociedade civil que ao longo de quase 4 anos construiu o plano municipal do livro e leitura da cidade. Com a conclusão do Plano, a direção do campus de Nova Iguaçu criou uma comissão especial para dar suporte acadêmico à implantação do PMLLLB em parceria com a Prefeitura. A comissão é formada pelos professores doutores Lucia Helena Lopes Matos, Adriana Carvalho Lopes e Roberto Botelho Rondinini e pelo bibliotecário Luiz Fernando Correia da Silva Cavalcante, que fez parte do GT Iguaçulendo desde o início de sua formação.

Para a Prof.ª Lucia Helena, coordenadora do curso de extensão, a Universidade tem responsabilidade com a sua comunidade e deve disponibilizar seu patrimônio físico e intelectual para o sucesso de iniciativas que visem à formação de cidadãos mais críticos e conscientes. “Todo e qualquer esforço para promover a leitura merece nosso apoio e parceria”, destaca. Lucia Helena é professora adjunta na área de linguística e atua na linha de pesquisa sobre a leitura e as estratégias para criar autonomia interpretativa em leitores.

“É sempre interessante ouvir sobre as reflexões que abrangem o universo literário e também poder falar sobre as vivências, dificuldades e resultados do incentivo a leitura nas bibliotecas do Polo”.

Carla Silva, da Biblioteca Ziraldo, uma das 5 mediadoras de leitura do polo Baixada Literária no curso, conta que o grupo está aproveitando ao máximo a oportunidade oferecida pela Universidade, principalmente com a troca de experiência com professores e alunos. “É sempre interessante ouvir sobre as reflexões que abrangem o universo literário e também poder falar sobre as vivências, dificuldades e resultados do incentivo a leitura nas bibliotecas do Polo”.
A mediadora da Biblioteca Thalita Rebouças, Ana Paula Rodrigues, destaca também a receptividade da turma e dos professores e a qualidade do material para estudo.

À convite da Prof.ª. Lucia Helena, numa das aulas nossa equipe apresentou o polo de leitura Baixada Literária para a turma, formada em sua maioria por estudantes da faculdade de Letras. Tivemos a oportunidade de contar nossa história através de slides e compartilhar uma atividade lúdica preparatória das práticas de mediação usada em nossas bibliotecas.

COMPARTILHAR

SOBRE

A Baixada Literária é uma Rede de Leitura que surgiu de uma necessidade da comunidade em desenvolver hábitos de leitura e melhorar a qualidade da leitura e escrita na população dos bairros periféricos do Município de Nova Iguaçu.
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.